Sintacluns realiza o sonho da casa própria


Foto: Divulgação

A crise econômica e o desemprego pioram ainda mais o crescimento do déficit habitacional no país. Preocupado com seus trabalhadores que lutam pela conquista da casa própria, o Sintacluns acertou uma parceria com a construtora Morar Bem para amenizar essa carência.

Os interessados deverão ter renda familiar de R$1.800 para pagar prestações a partir de R$ 500, sem sinal. A obra é financiada e garantida pela Caixa Econômica Federal. Segundo Valesca Mendonça, representante da construtora, inicialmente, será realizado cadastro de reserva, com exclusividade para os associados do Sintacluns.

“Temos outros imóveis já prontos para quem tem valor de sinal e necessidade de mudar de imediato – sem sinal só mesmo empreendimento na planta, financiado e garantido pela Caixa Econômica Federal. Após manifestação de interesse iremos disponibilizar assessoria até a entrega das chaves”, orienta.

Segundo especialistas, o imóvel próprio dá sensação de segurança econômica, e é um ingrediente importante do bem-estar de quem o possui e de sua família. O economista Fernando Bueno destaca que a aquisição, indiretamente, gera também um rendimento, pois o produz na forma do aluguel que se deixou de pagar.

“A casa própria, seja onde for, em qualquer lugar que seja construída, dignifica as pessoas que mais necessitam dela, é muito importante para a população”.

Apesar de esse sonho significar um investimento alto e levar alguns anos até ser concretizado, a aquisição da casa própria traz inúmeros benefícios. Reunimos alguns deles abaixo. Confira:

Sensação de segurança

Umas das situações que acontecem com frequência com casas alugadas é o término súbito do contrato pelo proprietário, que precisa do imóvel de volta por motivo de venda urgente.

Muitas vezes não é nem oferecido um tempo para o locatário procurar uma outra residência antes que precise sair.

Essa é uma das maiores vantagens da casa própria: a partir do momento em que você a comprou, ela é a sua e ninguém poderá tirar você dali, nem mesmo em épocas de crise ou em um cenário de situação financeira ruim (isso, claro, se você estiver em dia com as prestações ou já tiver terminado de pagar por ela).

Possibilidade de transformação

Quando moramos de aluguel, sabemos que, independentemente da necessidade ou da vontade de se alterar algo dentro da casa, essas mudanças muitas vezes não são permitidas.
Os donos do imóvel geralmente fazem uma vistoria antes e depois de você se mudar, para conferir se está tudo da mesma forma e em ordem.

Quando você tem a sua casa própria, é possível reformá-la o quanto e como desejar, adequando-a às necessidades da sua família e melhorando-a da forma que preferir.

Bem de longa duração

A casa própria é um bem que ficará para sempre na sua família e que trará conforto aos seus descendentes, uma vez que, para os pais, essa é uma preocupação constante: garantir que os seus filhos estejam amparados financeiramente e tenham onde morar caso aconteça alguma fatalidade.