Romerio Duarte comemora conquistas


Romério Duarte, presidente do Sintacluns. (Foto: Divulgação)

O presidente do Sintacluns, Romerio Duarte, não mede esforços, como presidente do Sintacluns, para conquistar benefícios para os trabalhadores da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), proporcionando dignidade e cidadania para os sindicalizados e suas famílias.

Em termos legais benefícios podem constituir em um diferencial a mais para o empregado, que passa a vislumbrar um ganho pelo seu maior esforço. Um ganho maior proporcionará a melhoria da qualidade de vida das pessoas e seus familiares, que passam a ter mais poder aquisitivo e, com isso, satisfazer suas necessidades básicas.

Romério Duarte ressalta que escolher ser um trabalhador sindicalizado é optar por fortalecer a luta de toda uma categoria por melhores salários, mais segurança no trabalho, pela manutenção e ampliação dos seus pacotes de benefícios, entre tantas outras importantes garantias que só podem ser alcançadas quando os trabalhadores se organizam em suas respectivas entidades representativas. Ele acrescenta que, juntos, os trabalhadores tornam-se fortes o suficiente para fazer as suas negociações, articular e lutar por suas propostas de melhorias.

Entre as conquistas, na área de saúde, Romério Duarte conseguiu plano de saúde (global), com direito a internação e cirurgia; Insalubridade para motorista (20%) e gari (40%); além do direito a gestante de se manter no local de trabalho durante a gestação.

Na área trabalhista, o sindicato conquistou muitas vitórias na gestão de Romério Duarte:

– Trinta ticketes refeição nas férias para trabalhador (como auxílio refeição nas férias);
– Gratificação para várias funções;
– Direito a triênio;
– Trabalhador que for escalado para trabalhar no aterro (morro do Céu) tem direito à gratificação (mesmo que provisório);
– Trabalhador que fizer hora extra terá direito a sábado 50% e domingo 100%;
– Trabalhador motorista tem direito a 20% de insalubridade;
– Trabalhador de área de risco tem direito adicional de periculosidade de 30% sobre o salário;
– 30 tíquetes refeição de 22 reais para todos trabalhadores no total 660;
– 60 tíquetes refeição para o trabalhador que estiver em auxílio doença;
– Plano funeral para todos os trabalhadores e reembolso de um seguro de R$ 3 mil para familiares em caso de morte;
– Homologação e quitação de rescisão de contrato de trabalho de todos os funcionários que tem mais de um ano deve ser feita no sindicato;
– Todos trabalhadores têm direito ao Riocard ( vale transporte);
– Incorporação de gratificação aos trabalhadores com mais de 10 anos gratificado;
– Trabalhador terá direito a escolha na escala de final de ano: dia 25 de dezembro ou 1º de janeiro;
– Trabalhador que fica exposto ao sol tem direito a protetor solar;
– Compensação com folga para quem trabalhar no domingo.

Na área de educação, uma das melhores conquistas foi a capacitação e formação para filhos dos trabalhadores no Senai, uma das principais instituições brasileiras focadas na aprendizagem e formação profissional. Além disso, o trabalhador estudante terá direito a abono.